terça-feira, 7 de setembro de 2021

Furacão Ida: ‘Inundações brutais’ deixam dezenas de mortos e danificados, igreja ajuda vítimas


 A tempestade tropical Ida deixou pelo menos 43 mortos nos estados de Nova York e Nova Jersey e provocou inundações e tornados. Os governadores dos dois estados, junto das autoridades municipais, declararam estado de emergência.

Trombas d’água no meio de uma forte tempestade elétrica, assim como vários tornados, causaram muitos estragos, interrompendo o transporte público e a atividade no aeroporto de Newark em Nova Jersey, bem como inundando várias casas.

Em mensagem, o presidente do país, Joe Biden, considerou a gravidade do ocorrido um sério alerta sobre as ameaças das mudanças climáticas. «Tempestades extremas e mudanças climáticas estão aqui», alertou.

As enxurradas resultaram na retirada dos passageiros da rede de metrô e na suspensão quase total do serviço ferroviário regional e inter-regional. As autoridades de Nova York proibiram também a circulação de todos os veículos, exceto os de emergência.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, justificou o estado de emergência, medida inédita até agora devido a um fenômeno meteorológico, definindo as chuvas torrenciais como um «acontecimento climático histórico».

Segundo o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos, esta é a primeira vez que se declara uma medida desse alcance por causa de inundações reiteradas na capital cultural do país, apesar de que, em outubro de 2012, o furacão Sandy se abateu também sobre Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário